Quando começava minha carreira como executivo, alimentava uma utopia: trabalhava muito além do horário normal com o objetivo de “zerar” todos os problemas do dia, de forma a que, no dia seguinte, eu pudesse retomar o expediente sem nenhuma pendência.
Logo percebi que isso simplesmente não existia e nem existe. A dinâmica corporativa é incansável e, por não ser linear, funciona através de movimentos tortuosos e inesperados. A tradução disso costuma ser “problema” – que os mais otimistas preferem chamar de “desafios”.
Não adianta perder o bom humor ao perceber que, ao chegar diariamente ao trabalho, novos problemas surgiram. Há que se ter uma visão realista de que a dinâmica da vida corporativa tende a provocar mudanças constantes e estas podem ser de maior ou menor impacto e conseqüência. O “cardápio” da vida empresarial não é fixo – pelo contrário, é variado, imprevisível e mutável.
O “prato” de hoje, de amanhã e dos próximos dias poderá ser saboroso e satisfatório. Todo gestor deve atuar de maneira a que seja assim na maior parte do tempo e durante muitos balanços. Mas, a qualquer momento, esse “cardápio” poderá mudar – sem avisar, sem pedir licença – a depender do poderoso Mercado, com seus caprichos, tendências e oscilações, pelas mais variadas razões.
Se você pode fazer com que essas mudanças sejam positivas, arregace as mangas e lute para isso. Mas se elas ocorrerem independente da sua vontade ou do seu esforço lute para suportar os efeitos da tempestade e trate de procurar um abrigo seguro para si e sua organização, sem esmorecer. Lembre-se que o “cardápio” é dinâmico e logo o “prato” será outro, afastando o mau tempo. O fundamental é que, a cada dia, é preciso acordar com muito “apetite” pela vida e pelo trabalho e esperar que venham os melhores “pratos”, mas mantendo-se vigilante para encarar com serenidade, fé e determinação o que lhe for servido no dia.
Em resumo: o líder de hoje e do futuro, não escolhe “pratos”. Ele confia no seu talento para digerir qualquer opção que lhe esteja reservada pelo “cardápio” do mercado.